Pular para o conteúdo

Evidências de benefícios para o ensino-aprendizagem

01 de junho de 2018 , por PlayMais(R)

VALIDADE DO RECURSO DIDÁTICO (Download em PDF

Validade do Recurso Didático PlayMais®

Evidências que demonstram benefícios sensíveis ao processo de ensino-aprendizagem causados pelo uso da tecnologia

O Recurso PlayMais® tem condições objetivas de promover a maximização do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que é capaz de representar ou reapresentar conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento e da cultura humana às crianças de maneira que sua compreensão acerca do conteúdo, tema, histórias, poesias e outros, seja potencializada.

Citamos como exemplo o entusiasmo das crianças ao “brincar” com o recurso didático. É observável a satisfação dos escolares em compor brinquedos, personagens, representar numerais e quantidades, compor letras, palavras e reconstituir histórias, cenários e personagens da Literatura Infantil.

Há perceptível entusiasmo em atividades com Artes. Quando as crianças estão reproduzindo telas de artistas plásticos, com destreza e alegria realizam o reconhecimento de tela, observam detalhes, aprimoram e desenvolvem a atenção e a concentração.

O Centro Municipal de Educação Infantil Curumim, em Indianópolis, no Estado do Paraná, tem realizado atividades pedagógicas com o Recurso Didático PlayMais®. Professores e Equipe Pedagógica constatam e reafirmam, a outros profissionais e familiares das crianças, a relevância e contribuição deste recurso para o trabalho pedagógico em diferentes áreas do conhecimento.

Destaca-se a possibilidade de trabalho com linguagens, letramento e arte. A Equipe Pedagógica tem observado, assim como os professores, que as crianças desenvolvem a atenção, a memória, a concentração e particularmente sentem-se mobilizadas e motivadas a brincar e aprender com o Recurso Didático PlayMais®.

A Equipe dialoga com membros de outras instituições, onde podemos mencionar a Escola de Educação Especial “Criança Esperança”, localizada no mesmo Município, onde são desenvolvidos trabalhos com o Recurso Didático junto aos escolares da Educação Especial (Educação Infantil e Fundamental) referentes ao processo de letramento e escolarização; trabalho que tem oportunizado a maximização do processo de ensino e aprendizagem.

Os profissionais informam ainda que é possível desenvolver trabalho interdisciplinar em distintas áreas do conhecimento, dentre as quais destacamos História, Geografia, Arte, Matemática e demais linguagens. Salientando a relevância do trabalho com Arte e Literatura Infantil.

Destaca-se que além dos professores observarem intervenções pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de habilidades humanas, nas quais salientamos a memória, a atenção, a concentração, a linguagem, o espírito solidário e coletivo, a isto se soma o desenvolvimento da criatividade; tem-se vivências lúdicas enriquecidas com PlayMais®, onde pode-se observar a contribuição para a realização de intervenções pedagógicas afetas ao desenvolvimento lógico matemático e linguístico de escolares de diferentes idades. Nesse sentido, observa-se a contribuição decisiva para o desenvolvimento de habilidades intelectuais e motoras dos escolares.

Dessa forma, evidenciam-se elementos que confirmam a validade de utilização do Recurso didático PlayMais®, estando presente na organização do trabalho pedagógico de Coordenadores e Professores, com vistas ao máximo desenvolvimento intelectual e motor das crianças, potencializasse o processo de ensino e aprendizagem.

Reafirmamos, a partir dos elementos apresentados, a defesa do Recurso Didático PlayMais®, reconhecido por pesquisadores, Equipes Pedagógicas e professores de diferentes localidades.

Profa. Dra. Marta Chaves

Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil

Universidade Estadual de Maringá – Paraná

Danny Amendola Authentic Jersey