Pular para o conteúdo

O projeto PlayMais® Educacional

01 de junho de 2018 , por PlayMais(R)

O projeto PlayMais Educacional  (Download PDF)

O Projeto PlayMais® Educacional

O Projeto PlayMais® Educacional tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento educacional brasileiro e aprimorar o trabalho pedagógico das instituições escolares em nosso País. A proposta é oferecer possibilidades e ampliar o uso de recursos didáticos nas instituições educativas. O projeto se apresenta como uma inovação tecnológica para o apoio pedagógico, de forma que o profissional docente encontre amparo e exemplos de uso, assim como sugestões de intervenções pedagógicas que consideram as deliberações da BNCC (2017). Desse modo, trata-se de um projeto com propostas ao que há de mais atualizado demandado pela sociedade brasileira na atualidade.

O projeto contempla o portal direcionado às crianças e professores, proporcionando orientações e sugestões na forma digital para ambos, com informações técnicas e pedagógicas necessárias à condução de realizações didáticas com o recurso didático PlayMais®, com possibilidade de download de arquivos de documentos e materiais de apoio, além de indicação dos mais diversos usos já presentes nas redes sociais. As ações pedagógicas podem ser realizadas de forma lúdica, há possibilidades que estimulam a coordenação motora fina com movimentos de preensão e encaixe, vivenciar as representações simbólicas por meio da criação de brinquedos, leitura de imagens, conhecimento e reconhecimento de expoentes e obras de arte, composição de palavras com o alfabeto móvel, apreciação de textos literários e poesias, percepção de grandezas em situações comparativas, entre outros. Em relação ao acompanhamento do processo educativo dos alunos, tanto de forma coletiva quanto individual, detalhamos as sugestões no “Quadro de registro da aprendizagem e desenvolvimento”, mecanismo fundamentado nas elaborações da BNCC.

Ao recurso do portal soma-se o Guia de Orientações Didáticas, com a finalidade de apresentar a proposta pedagógica do projeto e apoiar o professor no uso didático do PlayMais® amparado nas elaborações dos documentos norteadores da Educação Nacional, de modo especial na BNCC (2017), e nas contribuições de intelectuais clássicos e contemporâneos da Educação e da Psicologia. Assim, realizamos proposições de possíveis intervenções educativas com o recurso didático com as crianças, como avaliar se os resultados estão sendo alcançados e permitir uma reflexão sobre a condução de vivências enriquecedoras para estas.

Nos casos dos municípios que porventura não sejam alcançados pela rede de computadores, há a possibilidade de receber a versão digital offline dos materiais, isto é, em mídias tais como CD-ROM, DVDs ou pendrives, e assim reproduzir em seu ambiente de realizações didáticas. Se não houver computadores ou dispositivos para manuseio dos dados, é possível ainda a aquisição de material impresso em conjunto com o recurso didático, havendo sempre uma forma de trabalho possível.