Pular para o conteúdo

Sequência Didática com PlayMais®: Matemática – Ed. Infantil 5º ano

11 de maio de 2018 , por PlayMais(R)
  1. Área do conhecimento: Matemática

  2. Título: “Literatura Infantil: encantos e ensino com a Matemática”

  1. Justificativa e essencialidade do conteúdo:

Dada à essencialidade da Educação Infantil, procuramos sistematizar estudos sobre o ensino da Matemática, no qual, buscamos amparo particularmente nas elaborações de Vigotski (2009b, p.91) “da mesma forma que ajudamos as crianças a organizar suas brincadeiras, que escolhemos e orientamos sua atividade de brincar, podemos também estimular e direcionar sua reação criadora”.

  1. Série/Turma: Infantil 05 (crianças de 05 anos)

  1. Número de aula/carga horária: Cada aula terá aproximadamente 30 minutos.

  2. Conteúdo a ser trabalhado: Na primeira aula desenvolver a imaginação, fantasias e sentidos sobre os números com a Literatura Infantil “A Zeropeia” de Herbert de Souza Betinho, após instigar os alunos sobre o contexto da referida história.

Na segunda aula sistematizar um quadro com PlayMais® desenvolvendo a memória, concentração e raciocínio. Já, na terceira aula com “Colcha Roda de Conversa” faremos o dialogo, logo tentarão compor a centopeia, em sequência, finalizarão a composição da centopeia.

Em seguida, vamos realizar a Contação da História novamente para os alunos assimilarem sua aprendizagem, após, estarão em grupos para composição do animal ou inseto que mais gostaram e desenvolveram uma pesquisa sobre as características do animal/inseto para apresentar aos colegas.

7. Objetivos Gerais:

  • Conhecer e Criar seres relacionando aos números, por meio da Literatura Infantil;

Objetivos específicos:

  • Tornar pesquisadores,

  • Compreender a importância dos números,

  • Realizar composições com o recurso didático.

8. Encaminhamentos metodológicos:

1º Aula

  • Os escolares estarão dispostos em círculo para Contação da História “A Zeropeia” de Herbert de Souza Betinho, utilizando o recurso Caixa Que Conta Histórias,

  • Dialogarmos sobre a história de maneira contextual e numérica, problematizando: Quantos animais mostram na história? Porque o nome da história é A Zeropeia? Qual a ligação com os números? , entre outras.

2º Aula

  • De acordo com a história faremos um quadro com PlayMais®, indicando o inseto e animal, com o respectivo número que a Centopeia amarra seus pezinhos.

  • Utilizaremos placas com os números para os escolares desenvolverem a memória, concentração e raciocínio;

3º Aula

  • Com a “Colcha Roda de Conversa”, utilizando uma colcha sobre a qual todos sentam, para estudos e reflexões sobre a quantidade com o respectivo número que a Centopeia amarrou, vamos registrar no caderno de registros.

  • Em decorrência dos estudos, os alunos tentaram compor uma linda centopeia com PlayMais®,

4º Aula

  • Os alunos finalizarão a composição da centopeia, que após no pátio terá uma sequência numérica de ordem crescente e decrescente para caminhar juntamente com a centopeia,

5º Aula

  • Recontar a História “A Zeropeia” de Herbert de Souza Betinho, utilizando o recurso Caixa Que Conta Histórias,

  • Dialogar sobre os números que são apresentados no decorrer da história para os alunos possam compor em PlayMais®,

6º Aula

  • Os escolares estarão em grupos para realizar uma composição com o recurso didático, no qual iniciarão a composição do animal que mais gostou da história e quantas patinhas há nesse animal,

7º Aula

  • Os escolares farão uma pesquisa, por meio da internet ou biblioteca da escola, sobre a vida do animal que escolheu, do que se alimenta? Classe de animais, onde vivem? Entre outras características,

8º Aula

  • Na finalização da Sequência “Literatura Infantil: encantos e ensinos com a Matemática” as crianças apresentarão para os colegas da turma sobre a pesquisa do animal que escolheu.

9. Recursos didáticos/Materiais didáticos:

  • Colcha Roda de Conversa, composta por retalhos com texturas, cores e formas diferentes, que acomode toda a turma.

  • Caixa Que Conta Histórias,

  • Meios tecnológicos (pesquisa na internet)

  • PlayMais®,

  • Tesouras,

  • Cartolinas,

  • Fitas e tecidos.

10. Avaliação: A avaliação será realizada pelas manifestações das ações dos alunos com as atividades propostas.

11. Referências:

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Criação e imaginação. In: Prestes, Zoia (Ed.). Imaginação e criação na Infância: ensaios comentados. São Paulo: Ática, 2009. p. 11-128.

12. Anexos: registros fotográficos das ações realizadas (fotos, produções das crianças e outros). Cuidar para que as imagens tenham um zelo estético, e boa qualidade.

Danny Amendola Authentic Jersey