Pular para o conteúdo

Sequências Didáticas com PlayMais®: Matemática – Ed. Infantil 5º ano

25 de maio de 2018 , por PlayMais(R)
  1. Área do conhecimento: Matemática

  2. Título: “Possibilidades e aprendizagens com os números 1 até o 100”

  1. Justificativa e essencialidade do conteúdo:

Salientamos a Matemática na Educação Infantil revela uma história simbólica, favorecendo a avaliação e recondução das práticas educativas, o que implica levar à discussão sobre a função da escola em uma perspectiva de humanização e emancipação dos escolares. (CHAVES, 2008a)

  1. Série/Turma: Infantil 05 (crianças de 05 anos)

  1. Número de aula/carga horária: Cada aula terá aproximadamente 30 minutos.

  1. Conteúdo a ser trabalhado: As aulas estarão pautadas na aprendizagem do número 1 até 100, ou seja, com brincadeiras e ludicidade para aprendizagem da quantidade do número 1 até 100.

 

  1. Objetivos Gerais:

  • Desenvolver a leitura, escrita e comparação dos números de 1 até 100, em diferentes contextos de uso,

Objetivos específicos:

  • Identificar números de 1 até 100, por meio da Literatura Infantil,

  • Compreender a importância dos números para o cotidiano,

  • Relacionar o número com a quantidade respectiva,

  1. Encaminhamentos metodológicos:

1º Aula

  • Na organização do espaço na sala de aula, estarão fixados nas paredes números de 1 até 100, quando os escolares chegaram estarão nessa organização do espaço,

  • Logo registraram em seus cadernos os respectivos números de acordo com seu próprio desejo,

2º Aula

  • A partir dos registros realizados pelos alunos, realizaremos uma organização desses números de ordem crescente, utilizando o quadro para explicação dessa ordem numérica,

  • Em seguida, os alunos registraram em seus cadernos essa ordem crescente e após decrescente que será explicado pelo professor, utilizando os mesmos recursos pedagógicos,

3º Aula

  • Contação da História “A Zeropeia” de Herbert de Souza Betinho, utilizando a Caixa que Contam História,

  • Nesse sentido, os alunos localizaram na literatura o número 100 que tentaram compor em PlayMais®.

4º Aula

  • Iniciar diálogos sobre o cotidiano das crianças sobre as compras em supermercados, no qual o professor apresentará para os alunos a nota de 100, 00 reais,

  • Logo, dialogar que antes dessa nota há outras com diferentes números que se somarem o resultado pode chegar a 100,00 reais,

5º Aula

  • Elaborar um quadro com produtos do supermercado com um referido valor que somando tudo chegue a 100,00 reais,

  • Organizar no pátio da escola uma feirinha com os alunos, no qual receberam dinheiro falso para comparar as guloseimas da feira, assim trabalhando a noção de compra e venda, ou seja, adição e subtração com os números e principalmente o 100.

6º Aula

  • Os escolares estarão em grupos para realizar composição de um quadro com o recurso didático PlayMais®, no qual, conterão diversos números de 1 a 100, pois utilizaremos esse quadro para brincar de bingo,

7º Aula

  • Os escolares estarão em grupos para finalização das composições com o quadro, no qual, iniciaram na aula anterior.

8º Aula

  • Na finalização da Sequência “Possibilidades e aprendizagens com os números 1 até o 100”, as crianças vão brincar de bingo em duplas com as cartelas (quadro) que os próprios realizaram a composição.

  1. Recursos didáticos/Materiais didáticos:

  • Colcha Roda de Conversa,

  • Números no sulfite,

  • Quadro,

  • Caderno de Registro,

  • Caixa que Contam História,

  • Notas falsas,

  • Quadro com produtos do supermercado,

  • Bingo,

  • PlayMais®,

  • Tesouras,

  • Cartolinas,

  • Fitas e tecidos.

  1. Avaliação: A avaliação será realizada pelas manifestações das ações dos alunos com as atividades propostas.

 

  1. Referências:

CHAVES, Marta. Intervenções pedagógicas e promoção da aprendizagem da criança: contribuições da psicologia histórico-cultural. In: FAUSTINO, Rosangela Celia; CHAVES, Marta; BARROCO, Sonia Mari Shima (Org.). Intervenções pedagógicas na educação escolar indígena: contribuições da teoria histórico-cultural. 2. ed. Maringá: Eduem, 2008a. p. 75-89.

  1. Anexos: registros fotográficos das ações realizadas (fotos, produções das crianças e outros). Cuidar para que as imagens tenham um zelo estético, e boa qualidade.