Pular para o conteúdo

Realização didática com peças maiores: O PATO

02 de junho de 2018 , por PlayMais(R)

Realização didática com PEÇAS MAIORES (Download PDF)

Realização didática tridimensional (3D): Peças Grandes: O PATO

Realçamos que o manuseio de sêmola de milho extrusada não requer trajes especiais, como aventais ou luvas, visto que é solúvel em água e, portanto, de fácil limpeza, além de atóxico. De início, é preciso separar todos os materiais que precisamos para realizações didáticas sem interrupções ou imprevistos. É preciso disponibilidade de peças de PlayMais® em quantidade suficiente para as propostas educativas e acesso à água para umedecer os feltros ou flanelas. É recomendável um pratinho ou tampa plástica para conter o feltro, evitando molhar diretamente a superfície de trabalho.

Após o manuseio e a realização das atividades, é possível perceber as possibilidades, o nível de exigência para o desenvolvimento da atenção, concentração, organização do ambiente, cores, formas, texturas, imaginação, enfim, o potencial deste recurso didático. Todo material que acompanha este recurso tem o propósito de sugestão e estímulo; os docentes certamente terão possibilidades de criação infinitas a depender apenas de sua criatividade e possibilidades pedagógicas. Na sequência deste Guia, trazemos sugestões de aplicação em sala de aula relacionados às diretrizes e normas vigentes para a Educação Infantil, inclusive atendendo a objetivos de aprendizagem propostas pela BNCC.

Ao término da atividade, é interessante dispor de uma embalagem para os remanescentes das peças e pedaços, ainda que pequenos. Tais materiais poderão servir de detalhes ou acabamentos de outras criações. Os feltros ou flanelas poderão ser enxaguados em água corrente para eliminar eventuais resíduos da sêmola extrusada de milho, e depois de secas guardadas para as próximas atividades. Os resíduos que restarem no espaço utilizado são facilmente eliminados com uma varrição leve e pano umedecido em água, se for o caso. Nas atividades com alunos, estes poderão ser chamados a participar, visto não ser uma ação de risco ou peso, além de passar a mensagem de organização após a elaboração, o que vale para sua rotina em casa, como o do uso de brinquedos, por exemplo.